top of page

​    O   C O L E T I V O

"Se Shakespeare estivesse vivo estaria aplaudindo de pé!"

(Vicky Ireland, ex diretora do Polka Theater de Londres)

é um Coletivo que, a princípio, teve como objetivo apenas levar os clássicos de William Shakespeare para crianças e jovens de todas as idades através de peças adaptadas para uma linguagem moderna, dinâmica e divertida. Com o tempo surgiu a necessidade de diversificação, que levou ao trabalho com  espetáculos  e  leituras dramatizadas de outros autores.

                  Em janeiro de 2000, a diretora teatral Nadege Jardim deu início a um trabalho de pesquisa visando levar qualidade aos espetáculos teatrais voltados, a princípio, para o público infantil. Nascia então a ideia de adaptar e encenar as obras de William Shakespeare para uma linguagem que pudesse chegar aos pequenos espectadores.O projeto foi batizado inicialmente de “Ciclo Shakespeare para Crianças”, tendo como ponto de partida a cidade do Rio de Janeiro. Mas o sucesso do projeto logo chamaria a atenção de outras plateias, e os espetáculos do Ciclo foram ganhando estrada, se apresentando em diversos teatros do país e acumulando prêmios e indicações em festivais de teatro, entre eles uma indicação para o Prêmio Maria Clara Machado em 2002 na categoria Prêmio Especial pela Pesquisa de linguagem e adaptação de clássicos para crianças.Tal reconhecimento chegou também aos representantes da ASSITEJ, entidade internacional que visa a difusão do teatro infanto-juvenil. Associado ao CBTIJ (Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude), o trabalho foi apresentado para diretores internacionais, entre eles a inglesa Mrs. Vicky Ireland, então diretora do Polka Theater de Londres, que afirmou: “Se Shakespeare estivesse vivo, estaria aplaudindo de pé”.

             O Ciclo amadureceu com o tempo e o trabalho de pesquisa, voltando-se também para o público jovem. Tal mudança fez com que o projeto fosse rebatizado de “Ciclo Shakespeare para Crianças e Jovens.” Ao todo foram seis espetáculos: “A Comédia dos Erros”, “Rei Lear”, “A Megera Domada”, “Julieta e Romeu”, “Os Dois Cavalheiros de Verona” e “Romeu mais Julieta”.

           Em 2009 a diretora Nadege Jardim se mudou para a cidade de Blumenau e retomou o projeto agora sediado em Santa Catarina. Em 2011, surgiu o “COLETIVO SHAKESPEARE LIVRE”, cujo primeiro trabalho foi a remontagem do espetáculo “Dois Cavalheiros de Verona”, que estreou na Fundação Cultural de Blumenau em 24 de Março de 2012.​

NADEGE JARDIM

Diretora Teatral, Escritora e Atriz. Graduada em Artes Cênicas na UNI-RIO e em Direito na UERJ. Diretora da Cia Teatral Trivial EnCena/RJ até 2008. Diretora Artística e idealizadora do Projeto Shakespeare Livre. Em 2003 representou o Brasil no Seminário Internacional para Diretores de Teatro para a Infância e Juventude da ASSITEJ Internacional em Hannover, na Alemanha. Além dos oito espetáculos do Projeto Shakespeare Livre também dirigiu os adultos "Adis Abeba" e "Contra o Tempo - Cazuza poetizou!", o espetáculo para crianças "Quem quiser... Que conte Outra! e as Leituras Dramáticas de "Quem Casa quer Casa" de Martins Pena e "A Mulher Sem Pecado" de Nelson Rodrigues e as intervenções urbanas "Louc@s de Shakespeare" e "Muito Mais Louc@s de Shakespeare". Foi diretora artística do "Teatro Surdo" da ABADA (Associação Blumenauense dos Amigos dos Deficientes Auditivos de Blumenau) em 2013 e da Contação da História "O Patinho Feio" em Língua Brasileira de Sinais do projeto LIBRAS - Contando e Encantando.

POLY VENDRAMI

Atriz e Professora. Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Artes Cênicas pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) em 2008.  Leciona Artes na Rede Pública Municipal de Ensino de Blumenau. Participou dos grupos "Arteatroz" e "Contra Senha do lado Avesso". Seus trabalhos mais recentes como atriz são: "Muito Mais Louc@s de Shakespeare", "Louc@s de Shakespeare", a Leitura Dramática de "A Mulher sem Pecado" e "Dois Cavalheiros de Verona".

SUELI ELIZIO

Atriz. Há doze anos participa do  programa humorístico de TV  "Rudi  e Willy", interpretando as personagens "Rudinéia Croza", "Cabo Piquiá", "Mariquinha",  "Risoleta" e "Osvaldina Manga Larga" entre outros.

No teatro seus trabalhos mais recentes são: "Muito Mais Louc@s de Shakespeare", "Louc@s de Shakespeare", a Leitura Dramática de "A Mulher sem Pecado" e o espetáculo "Dois Cavalheiros de Verona" .

LEOMAR PERUZZO

Ator, Professor, Aderecista e Figurinista. Graduado em 2007 em Interpretação Teatral e Licenciatura em Teatro pela FURB - Universidade Regional de Blumenau, cursando Licenciatura em Artes Visuais na mesma universidade. Especialização em Arte na Educação Infantil - 2011. Ator e Professor de Teatro desde 2006.

Como ator, seus trabalhos mais recentes são: "Muito Mais Louc@s de Shakespeare", "Louc@s de Shakespeare", "Orfeu 21", "Amar e mesmo assim...", "Negro Olhar" e "Dois Cavalheiros de Verona".

RONALDO GARCIA

Produtor  esportivo e cultural, desenvolvimento, elaboração e captação de projetos para diversos grupos de teatro e esportistas de auto rendimento. Principais projetos: MOTO GP 1000 / STOCK CAR V8 / STOCK CAR TURISMO / BRASILEIRO DE MARCAS E PILOTOS / MERCEDE BENZ GRAND CHALLENGE / 500 MILHAS KART BETO CARRERO / GRAM DAN / ESCOLA DE CIRCO/ RECICLANDO MUSICA / CARNAVAL ITAJAI / PENHA 2014/ JUSTIÇA ITINERANTE. Monitor do curso de direito do IBES/SOCIESC. Presidente do conselho SASESC SANTA CATARINA. Menbro conselho consultivo  CONSEP.

ELIANE SANTOS

Produtora Cultural e Professora. Graduada em Ciências Sociais pela UFSC e cursando Pedagogia na UDESC. Leciona na EJA - Educação de Jovens e Adultos do SESI/SC. Como produtora, seus principais trabalhos são: a exposição de fotos "Um Outro Olhar" em Rio do Sul/SC, os lançamentos dos livros "O Livro Secreto das Mentiras e Medos"(Rio de Janeiro), "Boleros de Papel" (Rio de Janeiro, São Paulo, Maceió e Blumenau) e AMA/DOR/A (Blumenau), a 1ª Mostra Circense de Blumenau - "Uma Pirueta, duas piruetas. Bravo, bravo!", e a montagem e a circulação do espetáculo "Dois Cavalheiros de Verona".

JAIRO ADRIANO

Catarinense, concluiu cursos técnicos na área de música violino, além das oficinas em que participa nos festivais de música na região ,é aluno de pós graduação em musicoterapia pela Faculdade Candeias-BA. Membro do Grupo Musical Ozuê(musica autoral), onde atua como multi-instrumentista (voz, percussão, rabeca, violino e viola caipira). Fez participações musicais em eventos importantes no cenário Catarinense como a inauguração do Centro Cultural de Jaraguá do Sul SCAR que é referência em música erudita através do FEMUSC(Festival de Música de Santa Catarina ). Fez várias participações e produções em CDs, DVDs e intervenções poéticas pelo estado. Diretor musical e músico em cena no espetáculo “Dois Cavalheiros de Verona”. Primeiro lugar no Festival de Canto Livre de Concórdia/SC em 2011 – 2013- Categoria música inédita e recebeu Prêmio Especial de Melhor Trilha Sonora no Festival Nacional de Teatro de Resende/RJ em 2007. Também atua como músico em vários grupos da região Norte, Litoral e Vale do Itajaí. Dentre estes estão a banda Tape Vox (Balneário Camboriú) e Männerchor Liederkranz (apresentação grupo folclórico com o Show Velhos Kamaradas na tradicional Oktoberfest em Blumenau )

 

© 2023 by THEATER COMPANY. No animals were harmed in the making of this site.

  • w-facebook
  • w-tbird
  • w-googleplus
bottom of page