top of page

​    D O I S   C A V A L H E I R O S   D E   V E R O N A

"Feliz daquele que ouve enumerar seus defeitos e assim pode corrigir-se..."

Ficha Técnica:

Texto: WILLIAM SHAKESPEARE

Direção, Adaptação e Iluminação: NADEGE JARDIM
Cenário, Figurino e Maquiagem: CICA MODESTO
Máscaras: CLAIRE FREEMAN
Coreografias: DOMINIQUE DE ANDRADE
Direção Musical: JAIRO ADRIANO
Trilha Sonora: KÁTIA JORGENSEN
Músico em cena: JAIRO ADRIANO
Projeto Gráfico: ROSANE KURZHALS
Fotos: ADRIANO GEREMIAS
Direção de Produção: ELIANE SANTOS
Produção Executiva: RONALDO GARCIA

Elenco:
HUGO CARVALHO – Speed, Luceta, Pai, Túrio e Sir Eglamor
POLY VENDRAMI – Júlia, Sebastião e Proscrito 2

CLEBER LACH – Proteu e Proscrito 1
LEOMAR PERUZZO - Valentino
SUELI ELIZIO – Silvia e Proscrito 3

 

 

 
 
ÚLTIMA APRESENTAÇÃO:
 

Novembro/ 2013:

Dia 15 - 11h30 - 17° Fecate (Festival Catarinense de Teatro) - Concórdia/SC

 

 



 

​Imagine dois amigos apaixonados pela mesma donzela, uma moça disfarçada de menino em busca de seu grande amor, um bando de saqueadores da floresta, muitas intrigas, confusões, duelos, grandes traições... Isso é apenas parte da incrível jornada dos nossos... DOIS CAVALHEIROS DE VERONA!

               O COLETIVO SHAKESPEARE LIVRE apresenta uma montagem bastante original do clássico de William Shakespeare: DOIS CAVALHEIROS DE VERONA, uma deliciosa comédia romântica que promete conquistar completamente o público de todas as idades.

                Em 2011 o espetáculo recebeu patrocínio para montagem e em 2012 patrocínio para circulação no Município de Blumenau/SC, ambos do Fundo Municipal de Apoio à Cultura,  Conselho Municipal de Política Cultural de Blumenau, Fundação Cultural de Blumenau e Prefeitura de Blumenau.

 

ESSE ESPETÁCULO FOI PATROCINADO PELO:

SINOPSE:         

Na cidade de Verona vivem os amigos Proteu e Valentino. Proteu é  apaixonado por Júlia, com quem promete se casar. Valentino é um aventureiro a procura de emoção que não quer saber de amor. Esta história de cartas marcadas poderia ter aqui o seu final, não fosse uma virada de mesa: em uma viagem para Milão eles acabam conhecendo a bela Silvia, por quem ambos se apaixonam. O que se revela a seguir trata da descoberta da fidelidade, da coragem de ir em  busca do que se ama, da lealdade, do perdão e da redenção ao amor.



 

RELEASE:

Em DOIS CAVALHEIROS DE VERONA a diretora carioca Nadege Jardim reuniu um conjunto de muito talento para incrementar sua pesquisa de linguagem, que tem como característica principal colocar as peças de William Shakespeare ao alcance de um público de nossa época, através da releitura de um conteúdo que se mantém tão atual. 

A interpretação dos atores tem como base os arquétipos dos naipes das cartas de baralho.  Assim, temos em cena  os dois casais  de enamorados  (Copas e Ouro - Damas e Espadas)  em 

contraponto a um ator coringa que interpreta as personagens cômicas utilizando quatro máscaras inspiradas na Comédia Dell’ Arte (Arlequino, Pantaleone, Tartaglia e Capitano), além de uma Ama impagável. O espetáculo tem como espaço de encenação uma lona-mesa-tabuleiro onde as personagens se tornam cartas do grande jogo do amor. Além da lona, oito guarda-chuvas utilizados de diferentes formas estimulam o poder de abstração e de imaginação do público. Toda a sonoplastia é resultado de pesquisa durante os ensaios. Os atores e o músico em cena cantam e a executam ao vivo com instrumentos musicais e objetos variados.

O espetáculo recebeu prêmio de Melhor Ator Coadjuvante de teatro para crianças(Hugo Carvalho) no 40° Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa/PR (2012) .





Classificação etária:

Duração: 50 minutos



















bottom of page